REDES SOCIAIS PARA LEITORES

DS97mIOXcAAYhkt

Olá, queridos!

Hoje eu decidi falar um pouquinho sobre redes sociais para leitores e o que eu gosto em cada uma delas.

  1. Skoob: definitivamente a minha rede social favorita. No skoob, você pode montar sua estante virtual com livros lidos, livros que deseja ler, livros que possui, livros favoritos… É possível dar nota às leituras (de 1 a 5 estrelas), adicionar resenhas, seguir amigos e editoras. Sem contar os sorteios maravilhosos! O site tem um design bem “clean” e de uso intuitivo. Esteticamente, acho que é a estante digital mais atraente e fácil de organizar, em comparação com  outros sites similares. Outro ponto positivo é o fato de ser uma rede social brasileira, o que facilita a busca por livros nacionais na plataforma.
  2. Goodreads: a proposta é bem similar ao Skoob. A plataforma é internacional e você igualmente pode montar a sua estante, fazer resenhas e avaliar as leituras, embora eu ache a estante mais “poluída” visualmente do que a do Skoob. Além disso, alguns livros nacionais ainda não estão cadastrados na plataforma, então não consigo adicionar tudo que efetivamente li. Dois detalhes fizeram com que eu criasse uma conta lá também: a possibilidade de interação com escritores (o site tem ferramentas específicas para promover essa aproximação entre autor e leitor) e a possibilidade de salvar suas citações preferidas. Eu amo citações, é a minha seção predileta do perfil.
  3. Wattpad: plataforma na qual você pode divulgar histórias independentes em diferentes capítulos e acompanhar as histórias alheias. Tem atraído o interesse de muitas editoras. Confesso que gostaria de usar mais o site, mas estou com uma pilha gigante de livros para ler, então acabo sem o tempo viável para acompanhar outras histórias. A quem tiver interesse: recomendo!
  4.  Instagram: eu amo a comunidade literária no instagram! De fotos maravilhosas a resenhas de livros, costuma ser o alvo principal das parcerias feitas com editoras para divulgação das obras publicadas. Com o alto número de usuários, é perfeito para interagir nos comentários com outros amantes de leitura e trocar opiniões, sugestões e recomendações do que ler em seguida.
  5. Youtube: a comunidade dos booktubers tem crescido cada vez mais. Eu amo assistir vídeo resenhas, tanto nacionais quanto internacionais, principalmente sobre clássicos (meu gênero literário predileto). Uma das minhas séries de vídeos mais adorada é o Thug Notes: uma apresentação sempre bem-humorada e surpreendentemente profunda e abrangente das obras mais famosas do universo literário. Morro de rir com todos os vídeos!

E você? Quais plataformas mais usa para fins literários?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s